Entrevista com Luisa Palomanes, a dubladora da Hermione
Luisa Palomanes começou a trabalhar com dublagem aos 11 anos de idade e hoje tem uma das vozes mais conhecidas do Brasil. Seu primeiro grande trabalho foi a personagem Docinho, do desenho As Meninas Superpoderosas e o trabalho que a tornou mais famosa foi dublar Hermione Granger, interpretada por Emma Watson na série de filmes Harry Potter.
Nós conseguimos uma entrevista exclusiva com ela. Confira:
1)No dia-a-dia, as pessoas, principalmente as crianças, a reconhecem por causa da sua voz? Caso reconheçam, isso chega a te incomodar?
Nós conseguimos uma entrevista exclusiva com ela. Confira:
1)No dia-a-dia, as pessoas, principalmente as crianças, a reconhecem por causa da sua voz? Caso reconheçam, isso chega a te incomodar?
R: Não. Poucas vezes me reconheceram pela voz, uma vez pela Docinho e outra pela Carly. Não incomoda, eu acho engraçado.
2) Qual a parte mais legal em ser dubladora?
R: Acho que a parte mais interessante é dar a voz e expressão a uma personagem. Criar características únicas para cada um dos personagens é muito instigante.
3) Quais dicas você pode dar para quem está começando e para quem está pensando em seguir a carreira?
R: Sempre falo sobre isso minhas palestras: os interessados devem procurar cursos de teatro para se especializarem, e depois fazer cursos de dublagem para obter o certificado. A aptidão é fundamental. Muitos se enganam achando é que fácil e glamoroso ser dublador, mas a dublagem deve ser respeitada e encarada com seriedade como toda e qualquer profissão digna.
4) Qual personagem você mais gostou de dublar? E por quê?
R: Nesses 20 anos de carreira já fiz muitas personagens marcantes. A Docinho por ser meu primeiro trabalho de expressão, tem um lugar especial no meu coração.
5) Uma das melhores dublagens que você já fez foi a da Katara, em Avatar. Você gosta de dublar desenhos? Ou prefere dublar filmes?
R: Gosto de dublar de tudo. Porém o desenho me propicia mais liberdade para criar em cima da personagem, o que torna o trabalho cativante e desafiador.
6) Você gosta de assistir o seu trabalho?
R: Eu assisto, mas sou muito critica comigo. Sempre acho que posso melhorar em algum aspecto.
7) É inevitável perguntar, já que a sua voz completou perfeitamente a Hermione. Você é potterhead?
R: Admiro muito a saga e estou sempre em contato com os potterheads pelo Brasil. Eles são muito carinhosos, e sempre tento retribuir o carinho.
8) Quais são seu planos para o futuro?
R: Estou buscando sempre o aprendizado e ser melhor na profissão a cada dia. Quero continuar a dar palestras pelo Brasil e divulgar a importância da dublagem.
Nenhum comentário: