Porque zumbi é bom pra caramba..
No mundo dos seriados de TV existem vários temas que muitas vezes chamam a atenção do público antes mesmo de assistir a série em si. Tipo quando um amigo seu conta o enredo de uma série e você já fica animado pra assistir.. desse jeito! Por exemplo, séries com temática em viagem no tempo sempre me chamam a atenção. Mas hoje estou aqui para falar de uma temática em séries que chegou a existir bem antes das séries de sucesso: ZUMBIS!
Sim, os zumbis tem ganhado a telinha da TV cada dia mais, sendo sempre uma temática que chama a atenção dos telespectadores que buscam cada vez mais uma adrenalina maior com esses seres. Mas não vale generalizar a raça né. De série pra série esses "monstros" aparecem com características bem diferentes. Portanto vamos ver algumas séries bem conhecidas e as diferenças entre si:
1. The Walking Dead
Previously on the AMC's The Walking Dead... 5 temporadas ouvindo essa frase e é incansável! Uma das séries de maior sucesso no mundo que conta a história de como Rick Grimes e sua turma sobrevivem a um apocalipse zumbi que até o presente não foi revelada a causa. Porém sabe-se que todos os seres habitantes do planeta possuem o agente causador da transformação em zumbi e que independente da morte todos viram zumbi se não sofrerem algum dano ao cérebro. Também sabe-se que a mordida de qualquer zumbi mata a pessoa, talvez alguma infecção grave que venha da mordida. E quanto aos zumbis, os mesmos não desenvolvem fala nem lembranças de quem são, emitem barulhos que são facilmente percebíveis, alimentam-se de carne humana e animal e não só de cérebro como implica o conceito de zumbi, tem uma audição muito aguçada podendo ouvir ruídos a uma distancia muito grande, tem olhos de cor acinzentada e movem-se em velocidade lenta.
2. Z Nation
Em comparação com TWD, essa série da SyFy apresenta muitas discrepâncias quando se trata de zumbis. Atualmente a série encontra-se renovada para a segunda temporada e a primeira contando com 13 episódios contando a história de Murphy e sua turma. Tudo começa três anos depois de um apocalipse zumbi no qual somos apresentados a Murphy que é utilizado como cobaia para a cura do vírus zumbi. Porém depois de ter a cura no seu organismo ele é mordido por vários zumbis e não morre. Portanto se tem a necessidade de transportá-lo até o estado da Califórnia onde será sintetizada a cura para todos. Então temos alguns pontos em comum, todos tem o agente causador da transformação zumbi e a mordida de zumbi mata. Porém a série é muito mais cômica do que dramática. Logo no piloto temos o aparecimento de um bebê zumbi que do nada vira um zumbi mais rápido do que o Schumacher. Esse é um ponto muito louco da série, uma hora temos zumbis que correm e em outras temos eles em baixa velocidade. Assim como os zumbis de TWD eles também se alimentam de carne humana e não só cérebro. Também não falam e tem olhos cinzentos.
Outro ponto negativo que a série deixa a desejar é algumas atrocidades como uns zumbis fluorescentes por radiação e o próprio Murphy que passa a comandar os zumbis e os humanos também. Enfim, só assiste quem tem paciência.
3. In The Flesh
É uma série britânica produzida pela BBC desde Março de 2013 até Junho de 2014. A primeira temporada conta com 3 episódios e a segunda com 6. A história se passa 3 anos após a "Ascensão", em um mundo Pós-Apocalíptico Zumbi, os seres reanimados, ou Portadores da Síndrome de Morte Parcial, são reintegrados à sociedade. A série centra-se no adolescente Kieren Walker, portador da síndrome, que retorna a sua comunidade natal, a pequena Lancashire, e enfrenta preconceitos e traumas. Então aqui já temos uma grande diferença do que foi apresentado em TWD e ZN. Os zumbis são como pessoas normais, falam, pensam, tem pele normal. Porém os olhos são azuis ou brancos. Pelos comentários que vi no Banco de Séries, a série era muito boa mas foi cancelada por falta de audiência.
4. IZombie
Dos mesmos criadores de Veronica Mars, fomos apresentados neste ano de 2015 à série da CW "IZombie" que é uma adaptação dos quadrinhos com o mesmo nome. A série é centrada na história de Olivia "Liv" Moore uma estudante de medicina que sofre um acidente por ir numa festa onde as pessoas usavam uma nova droga chamada Utopium e começarem a se transformar em zumbis e acaba sendo arranhada por um, se transformando em uma zumbi. Então para conseguir se alimentar e sobreviver com a nova vida, ela termina com o noivo e passa a trabalhar como médica-legista no necrotério de Seattle e ajudante do Detetive Clive Babineaux. A série ainda está na primeira temporada com 11 episódios lançados até então e tem uma pegada mais policial do que sci-fi. No quesito zumbi existem muitas diferenças com os zumbis que conhecemos. Primeiro eles são muito pálidos e tem o cabelo transformado em branco platina. Qualquer pessoa pode virar zumbi se for arranhada ou entrar em contato com sangue de um zumbi. Os zumbis são como pessoas normais, ou seja, pensam e falam, mas só morrem com algum dano ao cérebro. Outra diferença é que eles só comem cérebro, e isso acaba causando as visões que são memórias da pessoa ao qual pertencia o cérebro e que o zumbi consegue acessar se houver algum gancho, ou seja, ver uma coisa ou ouvir e a memória é ativada. Também temos o que Liv chama de "Full Zombie Mode" em que numa situação de raiva ou estresse eles apresentam uma força extraordinária e ficam com os olhos vermelhos. Particularmente essa série tem ganhado meu coração a cada episódio e eu digo que vale a pena ver.
Então pelo que se pode ver, os zumbis estão dominando o mundo.. sem falar nas toneladas de filmes que existem sobre zumbis (que também são meus preferidos), mas em que ponto o zumbi deixa de ser ficção e passa a realidade? Será que estaríamos preparados para um ataque zumbi? Não sei... só sei que zumbi é bom pra caramba.
Nenhum comentário: