Ads Top

Crítica de Spotlight


   Aproveitando o mês do Oscar, estou tirando algumas horinhas do meu dia para ver a maioria dos indicados. Ontem, foi a vez de Spotlight (Segredos Revelados, no Brasil). Eu, pessoalmente e deixo isso em destaque, gostei do filme, e por esse motivo vou acabar tendendo a falar bem do longa, mas juro que tentarei ser neutra.

   O filme trata da seguinte história: Inspirado em fatos reais, acompanhamos um grupo de jornalistas no ano 2000/2001 pesquisando sobre escândalos de Padres e Sacerdotes dentro da Igreja Católica. Que tipo de escândalo? Abuso Infantil.
   A história é contada lentamente, não há o mínimo de pressa em contar tudo detalhadamente, em alguns momentos muitos acharam o filme arrastado, mas achei necessário certas explicações serem dadas claramente. Não é um assunto relativamente fácil de entender, algumas coisas você deve “pegar no ar”.
   Conforme o filme anda, conhecemos o grupo de jornalistas principal, são denominados “Spotlight” pois fazem parte de uma subdivisão dentro do jornal Boston Globe. A importância deles é óbvia: é a parte do Jornal que todo mundo lê.
   Infelizmente, todos os casos de abuso dentro da Igreja são extremamente acobertados por advogados, juízes ou até mesmo as vítimas. Por medo, dinheiro, diversos fatores (inclusive os socioeconômicos).Com isso, tudo é mais difícil na vida dos jornalistas. Descobrir os casos, as vítimas, os Padres, as Igrejas, os advogados…todos são devidamente pagos para não falar sobre o assunto. Mesmo assim, sempre existem pessoas prontas para deixar o mundo saber das atrocidades cometidas pela Igreja, e graças a essas pessoas, os jornalistas conseguem fazer seu trabalho.
   

Temos atuações de atores brilhantes, como Mark Rufallo (que contém uma cena de tirar o fôlego), a incrível Rachel McAdams e o mais-incrível-ainda Michael Keaton. Os personagens em si não são super explorados, mas isso não é um problema, afinal, o filme não se trata disso.
O filme é ótimo, nos deixa pensando por várias horas depois de assistir, fica ainda melhor quando lembramos que é baseado em fatos reais.


Vamos as notas:

Roteiro: 9
Trilha Sonora: 10
Fotografia: 9
Efeitos Especiais: Não contém.
Figurino: 9
Harmonia: 9,5
Atuações: 9,5
3D: Não possui versão.
Nota Final do Filme: 9,3

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.